19 de junho de 2018 - 20:15

Cidades

02/06/2018 11:13

Equipes de pavimentação atuam no Jardim Florianópolis e na 3ª etapa do Jardim Vitória

Construção do sistema de drenagem, terraplanagem, estabilização da sub-base e imprimação do solo. Estas são algumas importantes etapas dentro do trabalho de pavimentação que a Prefeitura de Cuiabá está executando nos bairros Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, e Jardim União. Beneficiadas pelo programa “Minha Rua Asfaltada”, as comunidades estão situadas na região Norte da Capital e recebem do Município o investimento de mais de R$ 33 milhões. Ao todo, serão mais de 32 quilômetros de asfaltamento efetuados, o que resultará no alcance de 100% das ruas de cada localidade.

Os trabalhos, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, estão concentrados, neste momento, na 3ª etapa do Jardim Vitória e nas Ruas 22, 23 e 24 do Jardim Florianópolis. Conforme o cronograma de atividades a previsão é de que, nas próximas semanas, os funcionários que estão atuando no Florianópolis sejam direcionados para a execução do serviço de terraplanagem no Jardim União. As obras na região são realizadas por uma equipe de aproximadamente 40 trabalhadores e conta ainda com o apoio de um grupo rotativo, que é acionado quando se faz necessário.

No Jardim Vitória, especificamente, os serviços de estabilização da sub-base e imprimação estão sendo executados na Rua Cleber Leite e nas travessas de interligação. Com mais de 400 metros de extensão, a expectativa é de que em poucos dias a via comece a receber a cobertura com massa asfáltica. A pavimentação transformará a Rua Cleber Leite em um importante ponto de acesso à Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), desafogando o grande fluxo de veículos da Avenida José Estevão Torquato da Silva. Finalizando as ruas da 3ª etapa, os trabalhos serão iniciados na 1ª etapa do bairro.

“O andamento da obra foi um pouco prejudicado durante o período de chuva, mas agora estamos em uma época que nos permite reforçar nossa atuação. Acredito que em 2018 a produção seja bem maior, já que, em 2017, o serviço foi iniciado em julho e, neste ano, começamos em maio. São dois meses a mais de trabalho, que deve refletir em um grande avanço nessa ação de infraestrutura. O serviço está bem adiantado nas ruas que estamos e creio que, em poucas semanas, entraremos com a parte de pavimento”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Nas três comunidades, as obras têm respeitado todas as etapas técnicas recomendadas pela área da construção civil, no intuito de assegurar uma maior longevidade na malha viária. Na parte interna do solo, por exemplo, a edificação da rede de galerias pluviais em todas as ruas irá garantir uma drenagem eficiente da água, evitando assim que o pavimento seja comprometido. Já na parte de asfaltamento, a escolha do tipo de revestimento utilizado também é um ponto importante. Neste caso, a preferência tem sido pelo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos modelos mais utilizados em obras de grande porte.

“É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que todo nosso trabalho seja realizado com a qualidade que o cidadão merece. Por isso, desde o processo de drenagem até a pavimentação em si, estamos aplicando os melhores materiais. Obviamente, isso também está alinhado com a excelência na execução do trabalho, que é uma das principais exigências estabelecidas no acordo com a empresa contratada. Todas essas medidas proporcionarão que a sociedade usufrua desse benefício por muitos anos sem nenhum tipo de preocupação”, argumenta Vanderlúcio.

Programa Minha Rua Asfaltada

O “Minha Rua Asfalta” foi lançado, no início de 2017, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com o objetivo de universalizar a pavimentação asfáltica no município. Conforme determinado pelo gestor, a meta da ação de infraestrutura é realizar 600 quilômetros de obras até o ano de 2020. Atualmente, o programa está beneficiando mais de 25 bairros, totalizando 156 quilômetros de drenagem, pavimentação, meio-fio e calçada, sendo executados simultaneamente. De acordo com o titular da pasta de Obras Públicas, os números demonstram que o programa está conseguindo cumprir com seu propósito.

“O andamento está dentro nossa expectativa de levar o máximo possível de asfalto para os bairros. Temos muitos locais com obras em desenvolvimento e outros que estão passando pelo processo licitatório. Além disso, o prefeito Emanuel Pinheiro tem ido a Brasília para articular a chegada de recursos e possibilitar que ampliemos ainda mais esse benefício. Também estamos sempre buscando economizar no caixa do Município para que possamos empregar valores da Fonte 100 no programa. Ou seja, estamos avançando nos bairros que iniciamos e, ao mesmo tempo, incrementando outros dentro do nosso planejamento”, pontua o secretário.


Copyright 2016 -  Todos os direitos reservados

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo